quinta-feira, 22 de maio de 2008

Oxitocina

Substância produzida e liberada basicamente em uma região cerebral chamada hipotálamo (tem o tamanho aproximado de uma amêndoa e se localiza próximo ao sistema nervoso central).
A oxitocina estimula os neorônios a concentrarem emoção e prazer , e só para as mulheres, ela reduz a taxa cortizol (hormônio ligado ao estresse).
É um importante fator nas contrações uterinas na hora do parto e na ejeção de leite materno.O sentimento de gratificação que uma mãe recebe no cuidado com o seu bebê é alimentado pela oxitocina e gerado também por ela própria.
A repetição dessa troca (atitudes gratificantes - oxitocina) irá consolidar a relação entre os dois e formará um vínculo emocional estável. Isso também acontece com relacionamentos amorosos e de amizade.
No caso dos um relacionamento amoroso iniciante, a neurotrofina (responsável pela provocação de desejo), pode ser substituída mais tarde (ou não) pela oxitocina (também provocadora de desejo).
Isso acontece porque a oxitocina sustenta sentimentos como generosidade e confiança, que são bases de um bom relacionamento afetivo, além de induzir à paciência, compaixão, dedicação, compromisso, entre outros do gênero.
O altismo está vinculado a problemas no hipotálamo ( liberador de hormônios ), pois, os altistas tendem a confiar demias nos outros e é possível que produzam altos níveis de oxitocina.
Mas não se pode cretitar toda a complexidade do comportamento humano à ação da oxitocina. Existem muitas outras substâncias e condições envolvidas no assunto.
A taxa de oxitocina aumenta com um simpes toque de alguém querido, mais ainda com um abraço, então imagine com um orgasmo. Pois é, assim como a prolactina (hormônio ligado, nesse caso à potência sexual), o nível de oxitocina aumenta até 400% durante um orgasmo.
Especula-se que no futuro existam medicamentos à base de oxitocina para o tratamento de pessoas com alto grau de timidez e ansiedade, tornando-se assim, uma espécie de "viagra social".
Clara de Sá
((Música-inspiração: Animal Instinct - The Cramberries))

2 comentários:

  1. Gostei muito do texto, eu que sou estudante de medicina conheço os hormonios citados e de onde eles vem, achei bem loco.

    ResponderExcluir
  2. salve!
    postagem massa viu, parabens! curti seu blog.
    e po, coincidencia! mes retrasado eu escrevi uma postagem que, entre outras coisas, fala da tal oxitocina! o hormonio do amor...
    a postagem é essa
    http://parrachia.blogspot.com/2008/11/crebro.html
    (e a data da postagem é recente pq eu a atualizei e postei no "novo" blog, mas se ce for ver as datas dos comentarios da pra ver qué velho)

    ResponderExcluir

Diga, caro leitor!